Pensa em se tornar uma Enfermeira Esteta? Saiba tudo sobre Enfermagem Estética!

A enfermagem é um campo diversificado e versátil que compreende muitas especialidades, que vão desde Enfermagem Neonatal, Clínica, Cuidados Intensivos, até a Enfermagem Estética. Escolher a especialidade certa para você pode ser um processo difícil. Quem escolhe a enfermagem como profissão geralmente tem uma coisa em comum: o desejo de ajudar ou melhorar a qualidade […]
enfermagem estética

A enfermagem é um campo diversificado e versátil que compreende muitas especialidades, que vão desde Enfermagem Neonatal, Clínica, Cuidados Intensivos, até a Enfermagem Estética.

Escolher a especialidade certa para você pode ser um processo difícil. Quem escolhe a enfermagem como profissão geralmente tem uma coisa em comum: o desejo de ajudar ou melhorar a qualidade de vida de outras pessoas. 

Mas a forma como você deseja, especificamente, ajudar essas pessoas é a questão que deve ser respondida ao escolher uma especialidade. E uma das áreas que oferece tanto qualidade de vida ao paciente como ao profissional é a Enfermagem Estética.

Primeiro, o que é ser uma Enfermeira Esteta?

Pós-graduadas em Enfermagem Estética, como você pode imaginar, Enfermeiras Estetas são enfermeiras habilitadas pelo Conselho de Enfermagem como especialistas em serviços estéticos. 

Elas estão qualificadas para fornecer uma ampla variedade de procedimentos estéticos aos pacientes, como preenchimentos facial e labial, harmonização facial, carboxiterapia, drenagem linfática, entre outros. 

Ao contrário da atmosfera de alto risco experimentada pela UTI ou emergência, a Enfermeira Esteta, geralmente, trabalha em um spa médico, clínica, centro cirúrgico ambulatorial ou consultório particular. 

Bem diferente da enfermeira de cirurgia plástica, as Enfermeiras Estetas normalmente não se envolvem em procedimentos cirúrgicos, mas em procedimentos estéticos minimamente invasivos.

Algumas responsabilidades da Enfermeira Esteta, além das acima, incluem:

  • Consultar os pacientes, incluindo agendamento, entrevista e triagem médica antes da prestação dos serviços
  • Realizar cuidados pré e pós-operatórios
  • Exame da pele para avaliar o envelhecimento e outros problemas de saúde
  • Preparação e esterilização de instrumentos e salas de cirurgia

Salário na Enfermagem Estética

Uma enfermeira esteta pode conquistar um salário mensal entre R$ 2.300 a R$ 4.500 atuando em spas, clínicas ou consultórios. Mas caso a profissional esteta deseje empreender no setor e abrir seu próprio negócio, seu retorno financeiro pode triplicar. 

Perspectiva de carreira na Enfermagem Estética

O crescimento no campo de serviços estéticos deve continuar nos próximos anos, uma vez que as pessoas estão, cada vez mais, procurando por tratamentos estéticos que melhorem seu bem-estar, qualidade de vida, bem como elevem sua autoestima. 

Para se tornar uma Enfermeira Esteta, é preciso cumprir alguns requisitos educacionais. Os passos são:

  • Ser graduada em Enfermagem 
  • Realizar uma Pós-graduação em Enfermagem Estética
  • Após isso, é preciso que a Enfermeira leve seu certificado e peça o registro ao Conselho Regional de Farmácia do seu estado, a fim de conseguir a habilitação. 

Por que se tornar uma Enfermeira Esteta?

Embora todos os possíveis enfermeiros tendem a compartilhar o desejo de ajudar ou melhorar a qualidade de vida de outras pessoas, também é verdade que nem todas as especialidades são adequadas a todos os indivíduos. 

Enquanto alguns podem prosperar na alta adrenalina em um ambiente de hospital, outros podem ficar sobrecarregados ou achar que o estresse de tal especialidade é prejudicial para sua saúde geral ou vida familiar. 

A Enfermagem Estética oferece aos enfermeiros altamente treinados a oportunidade de passar mais tempo com a família, com os pacientes e, ainda, construir um relacionamento com os mais recorrentes, ao mesmo tempo que desempenha um papel vital em ajudar esses pacientes a se sentirem melhor sobre si mesmos. Os benefícios resultantes, tanto para enfermeiras quanto para os clientes, podem mudar vidas.

Quer entender mais sobre a área? Leia sobre ela! Aproveite e deixe seu comentário aqui em baixo, queremos conversar com você! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Enfermagem Estética.