Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Saúde Estética (SOBESE) solicitaram uma reunião junto ao COFEN na luta do reconhecimento da enfermagem estética

A Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Saúde Estética (SOBESE) esteve na sede do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) na quinta-feira (22), em Brasília, para reunião com o presidente Manoel Neri e o o conselheiro federal Lauro de Morais, sobre a atual situação da enfermagem estética.

Sendo a atuação de enfermeiros na área de Estética uma realidade no Brasil e no mundo, o COFEN explicou aos representantes da SOBESE presentes no encontro que recorreu das decisões liminares proferidas pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal (Processo nº. 0804210-12.2017.4.05.8400 e 20776-45.2017.4.01.3400), que suspenderam os efeitos da Resolução COFEN nº. 0529/2016, a qual normatiza a atuação dos enfermeiros na área de Estética.

enfermagem-estetica

O departamento jurídico da autarquia, também presente, sanou dúvidas a respeito do andamento das ações judiciais.

A fim de que as discussões sobre o tema sejam intensificadas, o COFEN informou que irá criar um Grupo de Trabalho com representantes da área que possam contribuir com essa luta.

“O Cofen, na defesa da Enfermagem, tem adotado todas as medidas cabíveis para a defesa das prerrogativas da categoria, na busca do reconhecimento de que a Enfermagem Estética é um avanço na qualificação profissional e para toda a sociedade.”, afirmou Manoel Neri.

Enfermeiros cada vez mais perto de atuarem na área estética

Nós, do blog, publicamos um artigo sobre a vitória do COFEN que devolveu aos enfermeiros o direito de fazer acupuntura, vocês estão lembrados? Essa vitória é importantíssima para nossa classe!! Estamos mais vivos do que nunca.

Veja mais: COFEN vence Ato Médico e devolve aos enfermeiros o direito de fazerem acupuntura

Vocês devem se lembrar quando nós, do blog enfermagem estética, falamos que brevemente o Conselho Federal de Enfermagem irá derrubar a liminar que está privando os enfermeiros de realizar procedimentos estéticos, não é mesmo?

Pois é, a caminhada já começou! Estamos acompanhando diversos Conselhos, tais como: CRBM e CFF ganharem na justiça contra as liminares impostas pelo CFM, então porque não seguir o mesmo caminho?

Ao todo, somos mais de 500 mil enfermeiros no Brasil, imaginem só que incrível seria se todos nós nos juntássemos, e batêssemos forte em cima do COFEN para que juntos possamos derrubar a liminar que está impedindo de atuarmos com o que mais amamos, a estética. Juntos somos mais fortes!!

  • PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM ESTÉTICA

5 COMENTÁRIOS

  1. O QUE NÃO CONSIGO ENTENDER O PORQUE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO O ENFERMEIRO NÃO PODE ATUAR NA ÁREA DE ESTÉTICA E OUTROS ESTADO PODEM.

  2. Estou acompanhando diariamente ao referencial do processo judicial em estética. Estou sem poder trabalhar por causa deste processo, espero que isso seja resolvido o mais rápido possível. Na clínica onde trabalhei deixei de atuar e tive que dar a minha vaga para um Biomédico e farmaceutico, devido a essa suspensão

  3. É um verdadeiro absurdo Enfermeiros privados de realizarem procedimentos em Estética. Somos nós que puncionamos todos os acessos venosos intra-hospitalares e pré-hospitalares também, PICCs e Cateteres umbilicais também são da nossa responsabilidade e somos considerados não qualificados para realizar procedimentos estéticos com segurança?! Esse Coren/Cofen nos envergonha.

  4. Então… puro contexto capitalista. Acredito que nós Enfermeiros, pelo histórico de estudo de anatomia que possuímos, bem como técnicas de injetáveis, não tenhamos problemas nenhum em relação á realização de aplicações, bem como procedimentos com uso de equipamentos voltados á área de estética. Há algum tempo acompanhei um treinamento de um médico cirurgião que ministra cursos voltados á área de estética bem como preenchimentos e aplicações diversas e o mesmo afirma que qualquer profissional da área de saúde que detenha experiencia com injetáveis, estaria habilitado á realização de procedimentos estéticos. tenho um vídeo do mesmo afirmando tal ponto de vista.

  5. Bom dia!! Verdade. Eu sou enfermeiro esteta desde 2017 e ao mesmo tempo não me sinto. E por isto estou virando uma página de um livro da minha vida que é ser enfermeiro com tantas habilidades técnica e cientifica. Ficará pindurado na parede do meu estúdio, o diploma e o certificado de enfermeiro generalista e pós enfermeiro esteta, como uma triste lembrança do corporativismo médico e um fracasso de um conselho fraco. Atualmente estou entre o oitavo e o nono período de farmácia e pós graduado em acupuntura. Este último será registrado no CFF, ou seja, tudo será registrado no novo conselho. INFELIZMENTE. POR IRONIA quem respalda a minha sala é o meu curso de esteticista !!! Não e nunca menosprezando esta profissão . Fica aqui o meu desabafo, meu repúdio !!!!

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando em enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.