Açúcar vicia 8 vezes mais do que cocaína e pode agravar diversas doenças
Você sabia que o açúcar pode viciar oito vezes mais do que a cocaína?
Apesar de estar presente em quase todo alimento que ingerimos, o açúcar é uma substância no qual precisamos ter extremo cuidado.
Seu uso excessivo pode causar doença do coração, diabetes tipo II, problemas neurológicos, doenças renais, problemas de aprendizagem e síndrome metabólica.
Veja agora a diferença de alguns tipos de açúcares e entenda quais são os melhores e os piores para o nosso organismo.
Açúcar refinado em seu processo de refinamento, aditivos químicos como o enxofre deixam o produto bem branco e saboroso. Esse processo, porém, retira praticamente todas as vitaminas e minerais do açúcar, que se torna um produto de calorias vazias, ou seja, sem nutrientes.
Açúcar cristal é aquele açúcar que apresenta cristais maiores, um pouco difíceis de serem dissolvidos na água. É muito usado em receitas de doces. Depois do cozimento, os cristais passam por um processo de refinamento mais brando que aquele sofrido pelo refinado. Ainda assim, 90% dos nutrientes são perdidos.
Light combinação do açúcar refinado com adoçantes como aspartame e ciclamato, que aumentam o poder de adoçar. Consumir açúcar light significa ingerir menos calorias, pois 2 g de açúcar light equivalem a 6 g de açúcar comum. Pior alternativa de todas, devido à presença desses 3 venenos: açúcar refinado, aspartame e ciclamato. Saiba mais sobre esses adoçantes aqui.
Açúcar extraído das frutas pode provocar câncer. Fique atento!
Frutose açúcar extraído das frutas. A frutose adoça cerca de 30 vezes mais do que o açúcar comum. E segundo estudos científicos é a causa do câncer, que é a doença que mais mata nos Estados Unidos, atualmente.
Açúcar demerara sua aparência e sabor são similares ao açúcar cristal, porém exibe uma tonalidade dourada, ou marrom. Isso porque ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Praticamente todos os nutrientes são preservados, mantendo alto teor de cálcio, fósforo, potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B e C.
Açúcar mascavo este açúcar se forma após o resfriamento do xarope proveniente do caldo da cana e não passa por nenhum processo de refinamento. Por isso, ele possui o maior valor nutricional entre os tipos de açúcar. Seria o equivalente ao trigo ou ao arroz integral. Ele é úmido e escuro e possui um gosto marcante, próximo à rapadura, o que dificulta a sua popularidade.
Orgânico com relação aos alimentos in-natura: difere dos demais desde o plantio, a planta jamais é transgênica, não recebe agrotóxicos e nem fertilizantes artificiais e com relação aos industrializados, podem conter até 5 % de componentes não orgânicos, por isso fique de olho nos rótulos! Sugere-se o uso açúcar mais escuro, por manter suas propriedades nutricionais.
Portanto, escolha o melhor tipo de açúcar e faça uso na quantidade moderada, sua saúde certamente irá lhe agradecer.
Deixe um comentário