Atuação do profissional de enfermagem na área estética
Segundo a Coordenadora da CTLN – Coren/SP, Cleide Mazuela Canavezi, o enfermeiro possui em sua formação, o conceito de assistência integral e holística, o que leva ao entendimento que a integralidade do atendimento contempla também a estética.
O Conselho afirma que é legítima a atuação de profissionais de enfermagem em atividades estéticas. Desde que capacitados, estes enfermeiros são registrados e reconhecidos como profissionais da área.
Segundo parecer n° 197/2014 publicado no site do Cofen, desde que o profissional de enfermagem busque a capacitação adequada na área da estética e esta seja ministrada em escolas devidamente aprovadas pelo MEC, não há, nenhum impedimento destes profissionais atuar nas áreas designadas de sua formação, seja estética, acupuntura e outras.
Antes desse parecer não havia a possibilidade de atuação na estética para esses profissionais. Hoje a procura por capacitação nesta área vem crescendo consideravelmente.
“O registro de especialidade não é obrigatório, portanto, o número que o Conselho Federal dispõe não remete a realidade. No entanto, podemos afirmar que houve um crescimento de abertura de novos Cursos de Especialização. O número total de enfermeiros no Brasil é de quatrocentos e quarenta mil”, diz Canavezi.
Eu vi que quem faz enfermagem pode atuar na área da estética só que tenho uma dúvida quem faz o técnico em estética pode trabalhar também ou só quem faz a faculdade na área da enfermagem?
Olá Ciane, tudo bem? Apenas pessoas com graduação em saúde podem se especializar em Saúde Estética.