Vocês sabem o que são fake News? São notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade.

O alvo, desta vez, foi o Conselho Federal de Odontologia (CFO) que foram surpreendidos por uma notícia publicada no dia 03 de Maio pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que foi divulgada nas redes sociais deixando a classe odontóloga alvoroçados.

Indignados com a Fake News publicada, decidiram se manifestar nas redes sociais através de uma nota de esclarecimento. Vamos juntos, acompanhar um trecho na íntegra:

Conforme já é de conhecimento público, os efeitos da Resolução CFO nº 176/2016 foram suspensos pela decisão liminar proferida pelo MM Juízo Federal da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande no Norte. Decisão judicial que também reestabeleceu os efeitos das Resoluções CFO nº 112/2011, 145/2014 e 146/2014Referida decisão liminar foi mantida pelo Exmo. Dr. Desembargador Relator da Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, após realizar detida análise ao recurso de Agravo de Instrumento interposto pelo CFO. Diante das notícias tendenciosas que vêm sendo realizadas por algumas sociedades e associações médicas, cumpre esclarecer que o cirurgião-dentista não está subordinado a lei nº 12.842/2013 (lei do ato médico). Além disso, a Lei nº 5.081/66, que regula o exercício da Odontologia, em seu art. 6º, determina que compete ao cirurgião-dentista, praticar todos os atos pertinentes ao seu mister, decorrentes de conhecimentos adquiridos em cursos regulares ou em cursos de pós-graduação, bem como a prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em odontologia, como a utilização da toxina botulínica e do ácido hialurônico na área de competência profissional. Cumpre ainda esclarecer que é permitido realização de cursos, desde que sejam observadas as Resoluções CFO nº 112/2011, 145/2014 e 146/2014 e estejam em conformidade com as determinações judiciais.”

odonto

A decisão foi avaliada por cada conselho de classe, sendo desagradável a maneira que o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CRM/AM) estão agindo.

Pretendem trabalhar com reserva de mercado, tentando atingir as demais classes. Contudo, para desespero deles, nenhuma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC foi atingida.

É minimamente estranho que federações sem quaisquer tradições e expressividade tomem decisões em cima de outras decisões não resolvidas.

Lembramos que, tal liminar cabe recurso e é restrita apenas ao curso dos dias 04 e 05 de Maio, que seria promovido pelas requeridas e ainda assim, caso a própria quiser lançar cursos para outras datas teriam que lançar outras liminares.

Entidades médicas querem reserva de mercado

Já não é de se espantar que a classe médica, de certa forma, vem agindo de má fé contra outras classes em benefício próprio, não tendo se quer preocupação de fato com a segurança da população. E agora, estão dizendo que cursos para profissionais da saúde foram barrados pela Justiça Federal? Como assim?

A classe médica faz questão de divulgar inverdades de forma generalizada e “tampando o sol com a peneira”, onde o verdadeiro fato é de que a classe da saúde estatisticamente mata muito mais pacientes inocentes do que acidentes de trânsito e câncer.

Querem provas? Vejam a realidade:

  • Falsa Médica
  • Falsa Medica
  • Falsa Médica

COREN segue firme no campo de batalha

Sabemos que nossa situação atual coloca temporariamente o CFM em vantagem sobre o COFEN. A resolução do COFEN Nº 0529/2016, que diz respeito a prática do profissional como enfermeiro esteta. Quanto mais decisões favoráveis à Biomedicina Estética e à Farmácia Estética, maior é a contribuição nos processos da Enfermagem Estética, sob o argumento da doutrina jurídica.

Os médicos pouco se importam com a sua situação financeira, com o sustento da sua família e com a situação atual da economia brasileira. Eles se importam apenas com si próprios e morrem de inveja de outros colegas de sucesso.

Vale a pena lembrar que médicos são os que mais cometem erros, levando a óbito inúmeros pacientes inocentes. Os médicos são os líderes nas mortes registradas. Médico mata mais que acidente de trânsito e que câncer.

Dessa forma, cada vez aumentam mais as chances do COFEN vencer o CFM, trazendo mais uma vitória para os enfermeiros, enfermeiros estetas e toda a população em geral.

Conselho Federal de Odontologia não ficará passível diante da situação

O Conselho Federal de Odontologia utilizará de todos os recursos legais para buscar conhecimento da utilização da toxina botulínica e do ácido hialurônico, não somente para finalidade funcional/estética, como também para fins exclusivamente estéticos indicados em Odontologia.

Nós do blog enfermagem estética vamos continuar de olho em todos os processos e apoiamos a causa, pois essa luta é de todos nós!!

7 COMENTÁRIOS

  1. Sou enfermeira, não dá área de estética, e acho um absurdo os posicionamentos da classe médica, só pensam em reserva de mercado, não se importam de fato com a população. Eu creio que nós enfermeiros, psicólogos, dentistas e todos os outros profissionais de saúde, precisam se unir, realizar pesquisas e publica las, no intuito de mostrar a importância da nossa profissão, além de investir em marketing, pois a população do Brasil, e pouco esclarecida e ainda muito influenciada pelo modelo biomédico. Vamos criar abaixo assinado, eleger representantes da nossa classe na política.

  2. O medo dos médicos é que nós dentistas temos muito mais conhecimento de face e estética, proporções áureas, conhecimentos musculares de face e somos melhores que eles. Estudamos desde o primeiro dia de nossas faculdades. RESERVA DE MERCADO e medo de perder seu filão para profissionais muito melhores que eles!!!
    Quando estava autorizado a utilizá-lo executei procedimentos em pacientes que já passaram por várias especialidades médicas para fazer sua aplicação. O elogio foi que nunca fizeram um procedimento tão indolor e com resultado perfeito. Utilizei os melhores produtos e a melhor técnica, com excelência em todos os casos. E nunca tive uma intercorrência ou reclamação sequer.
    Lembro que fiz CURSO para tal, e não comecei sem conhecimento. Digamos que o mesmo curso que um médico tem que fazer para utilizar as substâncias, sem diferença nenhuma, se não melhor!
    SINTO MUITO MÉDICOS!!! Mas a liminar logo cai, e estamos aí de volta conquistando nosso espaço. RESERVA DE MERCADO é ruim para todos, profissionais e pacientes.

  3. Sou Enfermeiro, e apoio todas as Classes e Categorias Profissionais na Área da Estética no Pleno Exercício das Atividades Estéticas, como os Dentistas, Enfermeiros, Biólogos, Farmacêuticos, Fisioterapeuta, Bioquímicos, Tecnólogos em Estética, Biomédicos que parece que já obteve Vitória no tribunal e outros, pois Unidos Somos Fortes, o CFM e OS Médicos Dermatologistas + Cirurgiões Plásticos querem é Reserva de Mercado. Agora a ESTÉTICA não esta sendo muito diferente quando em 1996 eles publicaram no Jornal querendo a ACUPUNTURA só para eles, como mais uma das suas Especialidades Medicas, ignorando os técnicos em Acupuntura que já existiam, más não conseguiram fazer a reserva de mercado que eles queriam. Eles alegavam e ajuizaram os conselhos de classes na época que eram procedimentos invasivos as agulhas minúsculas da Acupuntura e que eram só de competência deles, foi onde o o Presidente do COFEN em sua nota repudiou dizendo se estas agulhas minúsculas que não passam do Tecido Epitelial são invasivos, o que dizer das Injeções Intra Muscular que a Enfermagem Pratica que nem sempre é o Enfermeiro más os seus Técnicos que fazem esses procedimentos, isso sim é procedimento invasivos Argumentou o Presidente do COFEN na Época. Foi uma vitória não só para a Enfermagem más para todas as Classes e Categoria Profissional. Conclusão se uma Classe e Categoria Profissional pode Exercer a Plenamente a Estética com Botox Facial, Capilar, Peeling a laser ou qualquer outro Procedimento invasivo na Área da Estética é porque não é Exclusivo da Medicina e nem de Médicos. Todas as Classes e Categorias podem Exercer a Atividade Estética, a Hipótese Diagnóstica que o CFM/CRM e OS Médicos da Área querem é a Reserva de Mercado. Lembrando que a Profissão da Estética e do Cabeleireiro é Antiga, pois existem até hoje A Federação dos Cabeleireiro e Esteticistas. Yano Aparecido.

    • Eu concordo com você, eu acho que as classes não médicas, deveriam se juntar. Nossos conselhos também, afinal um enfermeiro obstetra pode fazer um parto, muitas coisas. Assim como eu, sou farmacêutica, posso prescrever e estudamos medicamentos durante todo o curso. Em outros países, todas as áreas são colegas, uma equipe multidisciplinar, eu já fui medicada por farmacêutico fora do Brasil, mas aqui não há essa união.

  4. Olá
    Infelizmente é a realidade de nosso país e de muitos médicos brasileiros. Eu sou Farmacêutica Esteta, tenho 2 especializações em estética. Vi um post de uma médica, dando a entender que outros profissionais não médicos não somos capazes de fazer esses procedimentos. Neste post havia uma moça que fez um preenchimento no nariz, feito por uma Biomédica. Foi feita denúncia, contra a mesma, que encaminhou a paciente, porque o nariz começou a necrosar. Como a paciente foi a dermatologista, essa fez um alarde, no Instagram. Escreveu num dos comentários, quem vai fazer o tratamento? Farmacêutico Esteta kkkk. Eu respondi a ela, mas apagou meus comentários e ainda me disse que eu não poderia fazer, pois não posso lidar com as consequências. Além desse comentário, vi uma garota que foi em um Cirurgião Dentista e disse que não sabia que estes, não podiam atuar, eu respondi que podem sim, mas a devida médica bateu palminhas insinuando que realmente não podem. Ou seja, nos difamam nas redes sociais e fica por isso mesmo.

  5. SOU ENFERMEIRA, E ACREDITO QUE O SOL DEVERIA BRILHAR DE MANEIRA IGUAL PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DESDE QUE CAPACITADOS E AMPARADOS PELOS SEUS CONSELHOS

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.