Cofen consegue vitória e diz garantir prática de enfermagem estética

Duas ações civis públicas movidas por entidades médicas suspederam a resolução 529/2016 do Cofen, que legitimava procedimentos que os enfermeiros podiam fazer na estética. Por conta dessas ações, o Cofen estava impedido de editar em cima da Resolução e ficou de mãos atadas para atender aos enfermeiros que desejavam se especializar na estética, atuar com procedimentos injetáveis e responder técnicamente por esses procedimentos.
Mas graças a essa vitória parcial divulgada ontem, agora o Cofen pode buscar restabelecer a integralidade dos procedimentos feitos pelos enfermeiros estetas.
Por hora, seguem suspensas as atuações dos enfermeiros com
- micropuntura
- Laserterapia
- depilação a laser
- criolipólise
- escleroterapia
- intradermoterapia
- Prescrição de nutriceuticos e nutricosméticos e peelings.
Na próxima semana, uma nova resolução normativa deve dar um norte sobre os procedimentos que serão de competência do enfermeiro esteta especializado.
Nas redes sociais, a grande maioria dos enfermeiros comemorou a notícia, acreditanto que esse tenha sido um grande passo para liberação dos procedimentos injetáveis, que tanto interessa à classe.
[widgetkit id=”10″ name=”BANNER PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM ESTÉTICA”]
Ótima notícia, sem dúvida! Mas como os enfermeiros ficam em relação à responsabilidade técnica?
Boa noite !! Eu não considero uma vitória . Vitória seria se pudéssemos divulgar nossos serviços de aplicação de injetáveis . Estamos limitado ao serviço técnico de estética ou tecnólogo . O tecnólogo faz peeling , enquanto que nós não podemos. Então não vejo nada para ser comemorado.
Repudio esse conselho…
Vitória???????de que??????? de quem??????Por hora, seguem suspensas as atuações dos enfermeiros com
micropuntura
Laserterapia
depilação a laser
criolipólise
escleroterapia
intradermoterapia
Prescrição de nutriceuticos e nutricosméticos e peelings.
continuamos na mesma
Há um tempo atrás vocês colocaram aqui uma matéria que dizia que o enfermeiro podia sim atuar na estética se o mesmo usasse o SAE e ainda colocaram até um exemplo fictício sobre sobre uma possível que cliente que se queixava de se sentir feia e o enfermeiro esteta usava o NANDA para poder justificar sua terapêutica estética. Pergunto então a vocês, era mentira? Se eu usasse a SAE para poder atuar com escleroterapia, por exemplo, eu estaria cometendo um crime?