Cofen diz que está impedido de editar nova norma sobre atuação do enfermeiro na estética
O imbróglio da suspensão da resolução 0529/2016, que dava autonomia para o enfermeiro atuar na estética, assim como reconhecimento dessa especialidade para a classe ainda não tem data definida para acabar. Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, o órgão respondeu a um e-mail do portal Enfermagem Estética para nos atualizar sobre a situação legal […]
O imbróglio da suspensão da resolução 0529/2016, que dava autonomia para o enfermeiro atuar na estética, assim como reconhecimento dessa especialidade para a classe ainda não tem data definida para acabar.Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, o órgão respondeu a um e-mail do portal Enfermagem Estética para nos atualizar sobre a situação legal do enfermeiro que deseja atuar na estética.Por força das decisões liminares proferidas nas ações judiciais n.ºs 0804210-12.2017.4.05.8400, 20776-45.2017.4.01.3400 e 20778-15.2017.4.01.3400, os efeitos da Resolução Cofen n.º 0529/2016 estão suspensos, encontrando-se o Cofen impedido de “editar nova norma que trate da atuação de Enfermeiros em cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia e estética”. Esclarece-se, adicionalmente, que o Cofen tem adotado, no âmbito das referidas demandas judiciais, todas as medidas consideradas cabíveis para a defesa da legalidade do ato normativo em comento e aguarda um posicionamento definitivo do judiciário sobre a questão.Ou seja, aos enfermeiros que sempre questionam sobre a situação legislativa, informamos que por hora é possível trabalhar como enfermeiro esteta desde que você tenha um RT, responsável técnico.Se você está cursando uma especialização em enfermagem estética, esse é o momento para que você faça amigos e firme parcerias. As turmas de pós-graduação em estética costumam ser multidisciplinares, ou seja, você aprende ao lado de biomédicas, farmacêuticas, dentistas.Sua oportunidade de abertura de clínica e consultório ainda é real, desde que você trabalhe com parceiros enquanto a situação legislativa não se resolve.Outra oportunidade é procurar vagas de trabalho em clínicas grandes, franquias, que já tenham seu RT, dessa forma o enfermeiro esteta poderá trabalhar normalmente.Sabemos que a situação gera inúmeras inseguranças para o profissional enfermeiro, que deseja ter sua autonomia e liberdade profissional para atuar na estética.Lembramos a todos que as decisões impostas pelo Conselho Federal de Medicina aos outros conselhos de Classe, como Biomedicina, Farmácia e até Odontologia, já foram derrubadas.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Vitória para fisioterapeutas dermatofuncionais: novo reconhecimento do COFFITO pelo direito à administração de injetáveis
16 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Cofen publica regulamentação sobre a atuação de enfermeiros nas PICS
28 fevereiro, 2024
Escrito por Karina Mendes
A liminar que suspende a autorização de novos cursos de graduação em saúde na modalidade EAD pode afetar a pós-graduação na mesma modalidade?
01 dezembro, 2023
O jeito é partir para outra profissão, porque se depender de nosso conselho continuaremos como meros empregados de outras categorias. Operamos equipamentos complexos, puncionamos PICC, monitorizamos o paciente 24 horas. Nós. E na hora que é para “protagonizar e empreender”, vem com essa ter outro profissional como um RT. Será que somos tão incompetentes assim?
Oi Nancy. Um enfermeiro esteta pode sim empreender, sabia? Para isso é preciso de ter a capacitação primeiro, isto é, fazer uma pós-graduação em instituição habilitada pelo MEC e que siga todas as instruções do Conselho (como as horas aulas práticas). Depois, o Conselho habilita para atuar no mercado e, inclusive, empreender. Inclusive, existem várias histórias de sucesso que contam sobre isso, veja aqui – https://nepuga.fapuga.edu.br/casos-de-sucesso/
Absurdo e Vergonha resumem toda a situação, o nosso conselho não tem efetividade para a luta perante a uma resolução para regularizar a atuação na Enfermagem estética, logo os Enfermeiros que mais atuam em procedimentos invasivos para o reparo da vida humana, vejam outros conselhos que sequer tem algum contato rotineiro com procedimentos invasivos em sua prática Clínica HABITUAL conseguiram a liberação e o nosso conselho permanece barrado! ABSURDO
Realmente muito triste a situação da enfermagem no Brasil, uma profissão sem autonomia, desvalorizada, com um piso salarial ridículo, uma demanda de trabalho enorme, e um conselho que não nos representa em nada e ainda tem o desplante de colocar que se quisermos atuar na área da estética termos que nos associar a outros profissionais pois não podemos ser autônomos , como bem disse a colega sentimento de revolta me define neste momento.
Nosso Conselho é lamentável, fraco, incapaz. Hoje estou indo fazer o Enem, cursar outra área que eu tenha AUTONOMIA E RESPEITO. Em breve cancelarei meu Coren. É triste uma profissão que atua em âmbito hospitalar com procedimentos muito mais “invasivos” como passagem de sondas gástricas, uretrais, Piccs, manipulação e administração de quimioterápico, etc, não tenha autonomia para abrir seu próprio espaço e atuar com injetáveis na estética. Fique sempre a margem de outra categoria profissional, enquanto outros países a enfermagem está anos luz a frente da enfermagem brasileira. É uma vergonha, dá uma revolta, sentimento de impotência, injustiça. O conselho realmente só serve para cobrar anuidades. Se trabalhasse com afinco, respaldo, força e garra, já teria conseguido nossa regulamentação na área estética. Somos em números a maior categoria profissional na saúde!
RESUMINDO: Quais foram os “caminhos das pedras” que levaram até a farmácia a conseguir e o profissional que mais teria prática com injetáveis a ficar de fora?????Desculpem, mas o que constatamos é que pertencemos a um conselho sem força até mesmo para isto, só fico chateada com o coren que manda sua anuidade no início de janeiro, eu pago o valor integral, e para minha surpresa, este mês recebo outro boleto de cobrança. Nem mesmo para cobrar funciona direito, decepção é o que me define no momento. Só acho que deveríamos procurar por uma assistência jurídica de melhor qualidade, porque pelo jeito a que temos no momento está deixando muito a desejar…
Na visão de todos, vocês acreditam que vale a pena começar uma Pós em Estética? Estou pensando no caso, mas todas essas situações estão me deixando confusa….
Estou nesta mesma dúvida. Tanto estudo e na hora que buscamos atuar em áreas já liberadas, somos barrados e acontece isso.
Difícil…
Muito estranho. Não tem lógica. Exemplo até na ozoniterrapia o enfermeiro só pode atuar na área de feridas. E Fisioterapeutas conquistaram a liberdade para até mesmo injetável e estético. Não consigo entender, como nosso conselho está agindo para não conseguir a liberação. Se já trabalhamos com agulhas em nosso dia a dia. Temos conhecimento e por que somos barrados enquanto outros conseguem a liberdade. Fora de lógica. Pagamos caro e muito para termos um conselho eficiente. Mas a cada dia nos proporciona desânimo e falta de credibilidade.
O Conselho precisa mudar sua postura quanto a atuação do enfermeiro em diversas áreas! P hoje e reflexo do ontem e de uma postura retrograda e permissiva de anos! Quando conseguimos conquistar mercado e respeito vem o conselho e limita a atuação do enfermeiro!
A exemplo sao as terapias alternativas como: fitoterapia, os florais, naturopatia, homeopatia e nutricosméticos!
Onde nosso conselho normatiza que devemos seguir protocolos institucionais, ou seja, prescritos por médicos ou somos curandeiros prescrevendo infusões e emplastos!
Como podemos ser profissionais liberais assim? Sempre subordinados a alguém! Biólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, dentistas todos podem prescrever , menos o enfermeiro! Pergunto: eles tiveram uma formação diferente de nos? Tiveram mais farmacologia que nos?
Na estetica os médicos nunca quiseram esta parte por ser braçal! Ai veio a fisioterapia e conquistou o mercado e regulamentou logo… garantindo sua fatia!
A enfermagem veio em seguida… como não tinha nd regulamentado.. foi ficando! E depois chegaram os outros profissionais! E enfim o conselho regulamentou depois de anis de atuação do enf e muita briga… pq ate onde acompanhei o conselho nao queria autorizar os procedimentos com agulhas! Ou seja, quase nos tornamos novamente espectadores e profissionais limitados a trab que um esteticista faz!
Agora os médicos querem a fatia do bolo, que mais cresce a cada ano $$$! Ou ser dono e ditador do negocio e colocar os outros pra trabalhar pra eles!
Precisamos mudar esta postura submissa! Temos formação e competência suficiente pra termos mais autonomia, avaliarmos e prescrevermos dentro destas áreas de atuação, como os demais profissionais! Precisamos ser mais ágeis pra garantir nossa autonomia e fatia no mercado profissional sem milindres!
Só gostaria de saber como conselhos da área de biomedicina, farmácia e odontologia estão a nos luz em relação ao nosso na questão da estética??? Por que eles conseguiram e o COFEn não????
Agora, a classe aguarda por uma nova definição. Segundo o Cofen, para que o pleito ganhe força, é fundamental que cada conselho regional da área entre com uma resolução própria.
“Agora, a classe aguarda por uma nova definição. Segundo o Cofen, para que o pleito ganhe força, é fundamental que cada conselho regional da área entre com uma resolução própria.
Até o começo deste ano, entretanto, apenas o Distrito Federal e o Rio Grande do Norte haviam seguido a orientação.” (https://enfermagemestetica.com.br/enfermagem-estetica-atual-situacao/7 de junho de 2019)
Por aí dá pra ver o nível de interesse dos conselhos regionais. Não vamos pra frente nunca …. e continuamos calados…;(
Que porcaria de Conselho desse que não resolve essa situação. Deve ter algo por trás disso…não é possível! Daqui a pouco outras categorias como Fisioterapia, estarão atuando tranquilamente com os minimamente invasivos e os ENFERMEIROS NÃO!!!!! O que vcs tem contra os enfermeiros???? Que atuam com procedimentos invasivos em âmbito hospitalar. Não chega aos pés da Atuação em Estética. Admiro a Biomedicina e Farmácia, que tem um conselho que brigam ao favor do profissional. Entraram com uma Liminar e estão atuando. Já já as Esteticistas que não tem nem Conselho, estarão fazendo também procedimentos minimamente invasivos. Aliás, já fazem por aí. Será que terei que cancelar o COREN e atuar com tranquilidade? Tem até micropigmentadores e muitos muitos capacitados, que muitos nem tem o segundo grau, e outra, estão fazendo microagulhamento, jato de plasma….E aí? Precisamos de reversão nessa situação.
Oi Caroline, como vai? Entendemos sua frustração, afinal, também sofremos com este impedimento. É pensando justamente nos profissionais que nós sempre estamos em contato com o Cofen, cobrando posicionamento e pedindo explicações. Precisamos nos manter unidos, nossa classe é forte e juntos vamos conseguir!
Eu acho, que para sermos vistos como profissional competentes teríamos que em massa cancelar o coren assim iriamos mexer no bolso deles .
Nao entendi desta forma, uma vez que o coren me passou que não podemos atuar de forma alguma.
O engraçado Michelle que o COREN passa tudo de boca e vocês acreditam. Peça por escrito e veja o feedback.