A luta pela regularização da enfermagem estética continua este ano, Cofen espera obter avanços no setor

Nesta quinta-feira (04), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), postou em sua página oficial no Facebook, uma nota informando aos enfermeiros qual o andamento das ações contra a regularização da Enfermagem Estética.

Leia a nota na íntegra:

Em continuidade à luta de 2017, neste novo ano o Cofen continuará lutando pela Enfermagem Estética. A resolução do Cofen n.º 0529/2016 foi judicializada pelo Conselho Federal de Medicina. O agravo de instrumento interposto pelo Cofen em face da decisão liminar que suspendeu os efeitos da Resolução foi improvido pela 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Precisamos, agora, aguardar a publicação do Acórdão, ocasião em que o Cofen adotará as medidas pertinentes – COFEN.

Traduzindo a nota: o Cofen está ativo, continua lutando pela enfermagem estética, perdemos em duas instâncias, mas o processo ainda está em andamento. Aguardamos o Ácordão: decisão final que será proferida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) sobre o recurso interposto pelo Cofen.

Campanha nas redes sociais mobiliza profissionais da área

As hashtags #enfermagemestética e #juntossomosmais, fazem parte do movimento em prol da enfermagem estética nas redes sociais, fique atento a elas para saber as novidades sobre a Enfermagem Estética.

Faça parte você também deste movimento, se você já atua com saúde estética escreva sobre a sua história, faça perguntas para os órgãos competentes do porque a enfermagem está suspensa de atuar com estética, temos que mostrar ao legislativo que há enfermeiros competentes e que desejam atuar neste setor.

Não seja apenas um espectador, seja ativo neste movimento e faça parte desta história! Vamos seguir mais fortes e unidos em 2018! Somos mais de 2 milhões de profissionais, muitos já atuam na área e muitos desejam entrar, então temos que juntar nossas forças e fazer com que esse movimento avance.

A Enfermagem Estética precisa de você!

PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM ESTÉTICA

23 COMENTÁRIOS

  1. Uma pergunta… Quem está iniciando agora, deve esperar a lei se concretizar?
    Por que se não, não faz sentido tantas faculdades oferecendo cursos de pós em estética para enfermeiros….

    • Olá Bianca, tudo bem? O enfermeiro capacitado com pós-graduação em enfermagem estética pode atuar sob a supervisão de um RT (Responsável Técnico), como os biomédicos, por exemplo. Fisioterapeutas, com pós em saúde-estética atuam desta forma. Se revertida a decisão do juiz o enfermeiro poderá ser habilitado em enfermagem estética com registro no Cofen, e poderá, entre outras coisas, atuar sem a supervisão. Acreditamos que o cenário poderá ser revertido ao nosso favor este ano, e se isso acontecer quem já está realizando os cursos de pós-graduação sairá na frente de quem está aguardando a decisão da justiça.

  2. Eu iria iniciar uma pós em estetica este anos , mais estou desistindo. Eu não sei porque quem sempre pegou na seringa agora está impedido de fazer aplicação de botox , enquanto quem nunca pegou como é o caso de quem faz fisioterapia, nutrição ,biomedicina esses praticam atividades que não tem nada haver com seringa e estão habilitados para exercer esta função em estetica. Isto ê um absurdo, descriminação com a enfermagem.

  3. Eu iria iniciar uma pós-graduação em estetica este ano , mais estou desistindo. O ano passado conclui a de obstetrícia no Albert Einstein esta valeu a pena vou poder exercer .
    Isto é um absurdo , dentista , biomedicina, nutrição, fisioterapia , farmacêutica todos podem fazer aplicação de botox só quem sempre pegou na seringa não pode .

    • Olá Deby, tudo bem? O curso livre te capacita, mas não habilita para você atuar sozinha, para atuar você precisaria ter um RT (Responsável Técnico).

    • RT é todo o profissional da saúde especializado (pos reconhecida pelo MEC) e habilitado (autorização conselho de classe) para desempenhar e exercer determinados procedimentos e responder por tudo o que acontece num estabelecimento da saúde. Pois a vigilância sanitária municipal também pede comprovação de especialização e habilitação.

  4. Bom dia!
    Afinal, quais os procedimentos que o enfermeiro pode realizar sem RT?
    Eu tenho curso de limpeza de pele, peelings, microagulhamento, jato de plasma. Pelo menos esses eu posso realizar sem RT? Afinal, esses qualquer pessoa com nível médio anda realizando.

    • Olá Pauliceia, tudo bem? O enfermeiro está impedido de realizar procedimentos estéticos injetáveis, sem a supervisão de um RT. Os procedimentos manuais como a limpeza de pele, por exemplo, podem ser realizados, mas neste caso, não é correto se apresentar como enfermeira e sim como esteticista, capacitada através de curso livre.

      • veja bem! tem que entender uma coisa.

        Enfermeiro PODE SIM atuar com estética, desde que se apresente como Esteticista. E pode fazer estética não invasiva em todos os níveis.

        Baseado nas leis vigentes:
        LEI Nº 12.592, DE 18 DE JANEIRO DE 2012
        LEI Nº 13.352, DE 27 DE OUTUBRO DE 2016

        A nova LEI Nº 13.643, DE 3 DE ABRIL DE 2018 não revoga as 2 leis anteriores.

        Temporariamente, com estética minimamente invasiva, o Enfermeiro pode atuar sob responsabilidade técnica.

  5. Oi e como seria esse acordo entre o Enfermeiro e o Responsável Técnico? Tem que oficializar com registro em Cartório? Como podemos proceder isso?

  6. Boa noite!
    sou enfermeira, terminei minha pós em estética, fiz vários cursos de aperfeiçoamento, e no entanto depois dessa liminar fomos proibidos de atuar. Pergunto? Se preciso de um RT para supervisionar meu trabalho em procedimentos invasivos, então porque habilitar o enfermeiro em estética? Outra coisa porque tanto prejuízo a nossa categoria, se depois dos médicos os profissionais que mais realizam procedimentos invasivos são Enfermeiros???? E depois de termos perdidos por 2 vezes, vcs acham que será revertido a nosso favor???

  7. Olá. Estou terminando minha especialização em estetica e Cosmetologia. Gostaria de saber como vai ficar a nossa atuação depois da regulamentação da profissão de estética. Pois hoje eu tive uma aula onde afirmaram que somente o esteticista com graduação poderá realizar quaisquer procedimento estético. Ou seja já estamos proibidos de aturar com injetáveis estaremos impedidos de realizar os demais procedimentos? Como ficamos nessa história?

  8. Fala sério!!Diante de tudo que foi proibido para a enfermagem….O que nos restou fazer???
    Decepcionada!!
    Estou finalizando a pós em enfermagem estetica no Nepuga mas não sei exatamente com o que irei trabalhar.
    Por favor,me oriente.

    • Daniele, fique sabendo que o Nepuga está dando bolsa para alunos enfermeiros que não estão conseguindo atuar na enfermagem estética, mas querem entrar na enfermagem integrativa com seus próprios consultórios… já ligou lá para saber como funciona? que tipos de procedimentos você poderá fazer? qual o valor do investimento inicial de uma clínica de enfermagem integrativa? e como está para se inserir neste mercado dos pontos de vistas legais e econômicos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.