no comments

Micropuntura saiba mais sobre esse procedimento que combate as estrias

Conheça o procedimento da micropuntura e saiba como este tipo de tratamento ajuda a eliminar as estrias

Você sabe o que é micropuntura? Pois bem, no post de hoje vamos explicar como funciona este tipo de procedimento, que pode ser realizado pelo enfermeiro esteta, e quais as vantagens de realizar este tratamento. Atualmente a micropuntura é um dos tratamentos mais indicados para quem têm as famosas estrias, tanto brancas quanto avermelhadas.

A técnica, que vem ganhando o mercado, é um procedimento que faz a estimulação da pele através de um aparelho chamado dermógrafo. Este equipamento elétrico possui uma pequena agulha, em sua ponta, que é usado para penetrar a pele estimulando, assim, a produção de colágeno. Além disso, associa-se um fluído de colágeno direto nas estrias, melhorando a elasticidade firmeza e hidratação da pele.

O que são as estrias

O nosso corpo é coberto de pele, que possui limites de elasticidade que permite alongamento e/ou encolhimento, de acordo com cada pessoa. Porém, essa flexibilidade possui restrições, e quando ocorre essa ação rapidamente e exagerada, em nosso organismo, provoca algumas distensões na pele, que são as conhecidas e famosas estrias. Basicamente, elas são cicatrizes causadas pelo estiramento das fibras elásticas, geralmente desencadeado pelo aumento corporal, que podem surgir em diversas regiões.

As principais causas recorrentes entre os pacientes são ganhos de peso rapidamente, gravidez (antes, durante e após a gestação), rápido ganho de massa muscular, estirão do crescimento e fatores genéticos. Casos de família com estrias são relevantes, pois as chances de ter são maiores do que em pacientes que não possuem esse quadro.

Além disso, vale ressaltar que existem tipos e formas diferenciadas de estrias. Quanto a coloração, as avermelhadas são chamadas de estrias recentes, na fase inicial, que gradativamente vão mudando para a cor branca. Estas são estrias mais antigas, também chamadas de nacaradas, que já não apresentam reação inflamatória.

Quanto aos formatos possuem dois tipos: atróficas e hipertróficas. As estrias atróficas são aquelas que apresentam na pele a formatação mais deprimida, ou seja, mais afundada. Já as hipertróficas fazem o relevo na superfície da pele, mais visível.

 Sobre a micropuntura  

Devido a todos os problemas apresentados pelas estrias, o procedimento de micropuntura tem a finalidade de estimular a produção de colágeno. Os resultados variam de acordo com a resposta da pele de cada indivíduo e de alguns fatores relevantes como tipo de estrias, quantidade, predisposição, nível de hidratação da pele e idade.

Como o tratamento faz alguns furinhos na pele, devido a introdução do dermógrafo na superfície, pode causar um leve desconforto no paciente, variando a percepção para cada pessoa. Referente a quantidade de sessões é necessária uma avaliação previamente com o enfermeiro esteta, que definirá, por meio de vários fatores – conforme citado a cima -, as sessões necessárias.

Cuidados e benefícios do procedimento de micropuntura

A micropuntura pode ser realizada para ambos tipos de estrias (vermelhas e brancas), e precisa, necessariamente, um prazo de recuperação, que garante com maior eficácia os resultados, com intervalos de 30 a 45 dias, de uma sessão para a outra.

Os benefícios deste procedimento são: aumento de elasticidade da pele; redução de radicais livres; redução de linhas de expressão; proporciona para o paciente o conhecido efeito lifting; firmeza nas regiões que encontram as estrias; diminui a aparência enrugada e flácida da pele; repõe os nutrientes da região, além de demais benefícios.

Gostou? Então agora você pode ser um profissional diferenciado do mercado e realizar este tipo de procedimento. Fazendo uma pós-graduação em enfermagem estética você é capacitado para realizar este e mais tipos de procedimento na área da estética.

Pós Enfermagem Estética
Assessoria de Imprensa | Blog Enfermagem Estética