Skip to main content

Enfermagem Estética: como identificar se minha pós-graduação é irregular?

Já pensou concluir sua Pós-graduação em Enfermagem Estética e não ser habilitado para atuar no mercado de trabalho porque seu certificado foi emitido por uma Instituição de Ensino Superior irregular? Bate na madeira, porque isso é pior que pesadelo. Seu dinheiro e seu tempo são valiosos demais para serem desperdiçados dessa forma. Por isso, este […]
enfermagem estética

Já pensou concluir sua Pós-graduação em Enfermagem Estética e não ser habilitado para atuar no mercado de trabalho porque seu certificado foi emitido por uma Instituição de Ensino Superior irregular? Bate na madeira, porque isso é pior que pesadelo.

Seu dinheiro e seu tempo são valiosos demais para serem desperdiçados dessa forma. Por isso, este artigo é para você, para te alertar da importância e sobre como reconhecer se a instituição que oferta, ministra e certifica a Pós-graduação em Enfermagem Estética é credenciada no Ministério da Educação (MEC). 

Continue lendo e entenda as consequências de realizar uma pós-graduação irregular. 

Credenciamento no MEC é obrigatório

“Pode ficar tranquilo, temos até credenciamento no MEC.” Essa é a resposta de uma atendente ao oferecer a pós-graduação do Instituto onde trabalha para um dos leitores de nosso blog, que enviou seu depoimento para nós.

Queremos deixar o mais claro possível que o credenciamento no MEC não é um diferencial de uma Instituição de Ensino Superior, mas sim uma obrigação. O que torna um certificado de pós-graduação irregular é ele ser emitido por uma IES não credenciada no Ministério da Educação, ou ainda, emitido por uma IES credenciada sendo o curso ofertado e realizado por outro instituto que não seja uma IES.

O MEC, como órgão público responsável por regulamentar e organizar a educação no País, aponta que “ao ingressar no ensino superior, é importante que seja verificada a regularidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior. A oferta de curso superior sem o devido ato autorizativo (credenciamento, autorização e reconhecimento) configura irregularidade administrativa.”

Ou seja, para que seu certificado seja válido é preciso que a IES que o emitiu seja reconhecida pelo MEC. Mas além disso, é necessário também que a Instituição que assina o certificado seja a mesma que ministra o curso de pós-graduação. Mesmo tendo essas obrigatoriedades, entretanto, existem institutos que tentam burlar o sistema e oferecem cursos irregulares. 

Convênios e parcerias entre Institutos e IES são proibidos pelo MEC

Desde 2018, de acordo com a Resolução Nº1/2018, o MEC proíbe expressamente que institutos ofertem pós-graduações em parceria e/ou convênio com IES credenciadas no Ministério da Educação. Isto é, a Instituição que oferta e ministra a pós-graduação precisa ser a mesma que emite o certificado, de acordo com o Parágrafo 1, do Artigo 8 da resolução.  

Ademais, segundo o Artigo 2º, parágrafo 2º, é permitido convênios e parcerias para oferecer especializações apenas entre Instituições de Ensino Superior que são credenciadas no MEC, como Centros Universitários, Faculdades e Universidades. 

No entanto, é preciso ficar atento a este importante detalhe, uma vez que ainda há muitos institutos vendendo especializações de maneira irregular por meio de convênios e parcerias com IES que comercializam certificados.

Por isso, não deixe se enganar para não ter dores de cabeça futuramente. Inclusive, desde quando essa resolução foi publicada, todos os certificados emitidos após tal data, que são “chancelados” por instituição divergente da que oferta o curso, são  irregulares.

Consequências ao realizar uma pós em Enfermagem Estética irregular

Acho que ao ler atentamente esse texto até aqui você já entendeu o problema que trará para sua vida ao escolher uma pós irregular oferecidas nos padrões citados acima, não é mesmo?

Mas mesmo assim, vamos relembrar que uma das maiores consequências ao cometer esse erro em sua vida acadêmica é perder dinheiro e tempo em algo que não vai te trazer a titulação de especialista em Enfermagem Estética, visto que o conselho do seu Estado não o habilitará.

Além disso, se o local que escolheu para cursar sua especialização está envolvido em irregularidades administrativas, é bem provável que a qualidade do conteúdo programático ofertado na pós-graduação seja inferior ao de uma IES que é credenciada no MEC. 

Confira se a IES que oferece seu curso é credenciada no MEC

Antes de fechar com qualquer instituto ou instituição de pós-graduação, confira se a  IES que oferta, ministra e certifica o curso é credenciada no MEC. Para realizar essa pesquisa e garantir que seu certificado em especialista em Enfermagem Estética será regular e válido, siga os seguintes passos:

1- Acesse http://emec.mec.gov.br/emec/nova

2- Clique em ‘Consulta Avançada’

3- Selecione a opção “Buscar por: Instituição de Ensino Superior”

4- Preencha o nome da instituição. Não é necessário preencher o restante do formulário, apenas coloque o código de verificação e depois clique em ‘Pesquisar’

5- Após aparecer o resultado, clique na lupa localizada no canto direito. 

6- Após clicar na lupa, você terá acesso à todas as informações públicas da faculdade em questão, bem como as graduações e especializações que a IES oferece. É importante dar uma atenção especial nas abas ‘Processos e-mec’ e ‘Ocorrências’. 

Não deixe de garantir que está investindo seu dinheiro no lugar certo. Siga todos os passos e confira a regularidade da sua IES.

Josiele Batista
Editorial
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *