Enfermagem Estética: 3 vantagens que IES com clínica-escola oferta

Sair da especialização em Enfermagem Estética e entrar no mercado de trabalho preparado para atuar, é o sonho de muitos pós-graduandos, mas essa realidade é para poucos. As IES que formam profissionais capacitados são aquelas que oferecem boa estrutura, como as clínicas-escolas.  Nesse artigo, separamos as principais vantagens para você que quer fazer pós-graduação em […]
Enfermagem estética-clinica escola

Sair da especialização em Enfermagem Estética e entrar no mercado de trabalho preparado para atuar, é o sonho de muitos pós-graduandos, mas essa realidade é para poucos. As IES que formam profissionais capacitados são aquelas que oferecem boa estrutura, como as clínicas-escolas. 

Nesse artigo, separamos as principais vantagens para você que quer fazer pós-graduação em Enfermagem Estética, estudar em uma IES que tem clínica-escola. 

Quer saber como o ensino dentro de uma clínica-escola pode ser vantajoso para a sua especialização em Saúde Estética? Então continue lendo até o final!

Clínica-escola: mais experiência para pós-graduandos em Enfermagem Estética 

As clínicas escolas são unidades que preparam realmente o pós-graduando em Enfermagem Estética, por colocá-lo em contato direto com o paciente, permitindo que aprenda e aplique as principais técnicas e métodos, já estudados anteriormente. 

A principal diferença entre esse modelo de ensino, que insere o aluno no ambiente das clínicas avançadas de Estética, e outros como o EAD, é a experiência adquirida durante as aulas práticas.

A vivência clínica durante a especialização é essencial para a formação dos profissionais da Saúde Estética. Quanto mais conhecimento dos procedimentos tiverem, menor será a probabilidade de cometerem erros.

Nesse modelo, após aprenderem toda a teoria e terem o primeiro contato com equipamentos e métodos de estética, os alunos  vão para a vivência clínica começarem a atender pacientes reais. 

Pós-graduandos em Enfermagem Estética atendendo paciente em clínica-escola

Durante as aulas práticas, eles aprendem mais técnicas e a desenvolverem mais as habilidades que já tem. Por exemplo, um pós-graduando em Enfermagem Estética já tem conhecimento de injetáveis, por ser um procedimento realizado por enfermeiros. Mas há métodos específicos que apenas a área da Saúde Estética e algumas IES conseguem ensinar para esses profissionais.

Tais técnicas são aperfeiçoadas e reforçadas durante a vivência clínica, pois o aluno além de atender um paciente de verdade, terá todo o suporte e supervisão de um responsável técnico (RT). 

É por isso que ao optar por uma IES, você que procura se especializar em Enfermagem Estética, deve analisar a estrutura da instituição. O ideal é escolher as que podem oferecer a melhor experiência de atendimento, durante as aulas práticas, como as que têm clínicas-escolas. 

Além do contato direto com o paciente, que já é uma grande vantagem para quem está se especializando na área da Saúde Estética, há outras vantagens para os pós-graduandos que estudam em IES com clínica-escola. 

1- Mais segurança para os especialistas em Enfermagem Estética

Talvez a principal vantagem para quem é pós-graduando e busca uma especialização de qualidade, seja desenvolver a segurança para atuar. Essa é uma habilidade essencial para quem trabalha com público, pois além de ter confiança na hora de atender, também a transmite para o paciente. 

Mesmo que o enfermeiro atue já com atendimento ao público, a prática nas clínicas-escolas oferecem aos alunos a experiência do trabalho dentro de uma clínica de estética avançada, elevando a qualidade da formação do profissional. 

Essa experiência é muito vantajosa para o pós-graduando em Enfermagem Estética, pois ele sai da especialização preparado para atuar no mercado esteta. Outro ponto importante é que esse ensino, que forma profissionais estetas realmente qualificados, proporciona a valorização da classe. 

Com as pós-graduações em Saúde Estética EADs ou que não tem aulas capazes de desenvolver no aluno a segurança e competência para atender, os profissionais chegam no mercado despreparados e com maior possibilidade de cometer erros durante os procedimentos, o que desvaloriza os estetas. 

Ainda que as aulas práticas dentro das clínicas-escolas proporcionem o contato direto com o paciente, essa experiência não pode ser contada como estágio, pois faz parte da grade educacional de algumas IES que trazem um ensino completo. 

2- Comece a atender antes de finalizar a especialização

Se durante as aulas dentro das clínicas-escolas, o pós-graduando tem contato com pacientes e vai aperfeiçoando as suas habilidades, por qual motivo ele deveria esperar se formar na especialização para iniciar os seus atendimentos? 

Conforme vai adquirindo mais segurança, o especialista em Enfermagem Estética pode começar a realizar alguns procedimentos estéticos. 

Além de ser um aumento na renda, é também uma oportunidade para aprimorar tudo o que foi aprendido durante a pós-graduação e começar a se destacar no mercado, fazendo a sua clientela. 

Muitos especialistas em Enfermagem Estética fazem isso para ganhar o mercado e já sair da especialização se destacando no mercado. É também uma alternativa para os profissionais que querem mudar rapidamente de carreira.

 

3- Networking e troca de experiências dentro das clínicas-escolas

Uma vantagem para quem está dentro de uma clínica-escola é a interação com outros profissionais de Saúde Estética. Dificilmente você irá encontrar outro ambiente com tanto enriquecimento quanto a vivência clínica. 

E por que isso é um benefício para quem está se especializando em Enfermagem Estética? Simplesmente por propiciar o networking ainda dentro da pós-graduação.

Seja para divulgar mais o seu trabalho ou a especialidade de tratamento que você esteja fazendo ou ainda, para procurar parceiros, as clínicas-escolas são as melhores opções. 

Para os especialistas em Enfermagem Estética, principalmente os que estão em transição de carreira, as parcerias ou sociedades, podem ser uma boa opção para ingressar no mercado estético, com mais segurança. 

E então, depois de descobrir todas as vantagens, você decidiu por se especializar em Enfermagem Estética em uma IES com clínica-escola? Conta aqui nos comentários o que mais te chamou a atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Enfermagem Estética.