Saiba tudo sobre a Terapia Neural e como aplicá-la nos protocolos de emagrecimento

A terapia Neural é uma área da Saúde Integrativa que analisa e trabalha o sistema nervoso na busca do equilíbrio do corpo e pode ser aplicada na Saúde Estética, inclusive, nos tratamentos de emagrecimento.  Esse tema foi apresentado pelo Me. Dr. Joel Alves no 3º Ciclo de Palestras Nepuga 2021, que abordou terapias alternativas e […]
Terapia Neural

A terapia Neural é uma área da Saúde Integrativa que analisa e trabalha o sistema nervoso na busca do equilíbrio do corpo e pode ser aplicada na Saúde Estética, inclusive, nos tratamentos de emagrecimento. 

Esse tema foi apresentado pelo Me. Dr. Joel Alves no 3º Ciclo de Palestras Nepuga 2021, que abordou terapias alternativas e métodos para potencializar o processo de perda de gordura. 

Como o sistema nervoso pode ser estimulado pela ingestão de alimentos, a Terapia Neural traz algumas ferramentas para evitar e neutralizar as sensações de prazer que podem ser despertadas pela comida. 

Leia esse artigo até o fim e descubra os benefícios da Terapia Neural e como aplicar as técnicas nos seus protocolos de emagrecimento na Saúde Estética. 

Terapia Neural: o emagrecimento por meio do equilíbrio do sistema nervoso

Combinada a tratamentos estéticos para emagrecimento, as técnicas da Terapia Neural podem potencializar a perda de peso, controlando os estímulos do sistema nervoso, endócrino e imunológico. E, suas técnicas podem ser benéficas até para a Saúde Estética. 

Segundo o professor Dr. Joel Alves, o cérebro humano interpreta as ações exteriores ao corpo,  como sensações boas ou ruins e estimula os sistemas. O mesmo ocorre com a comida, que por trazer sensações positivas, o corpo tende a comer mais para ter essas sensações, implicando num aumento de peso. 

“As emoções, muitas vezes, geram ansiedade, vontade de  comer. Isso porque a comida libera sensações boas, positivas, como relaxamento. Então, nessas situações de estresse, o corpo busca algo bom para compensar, podendo ser a comida”, explica o doutor. 

Assim, a Terapia Neural pode ser uma alternativa para complementar os tratamentos da Saúde Estética, com as técnicas de equilíbrio do sistema nervoso, controlando a compulsão alimentar. 

Aplicando a Terapia Neural na Saúde Estética

Uma das  principais técnicas da Terapia Neural que pode ser aplicada na Saúde Estética, é a drenagem linfática.

“Depois de  alguns procedimentos estéticos, realizei a drenagem linfática em uma paciente e, logo na primeira sessão, já deu pra ver uma grande diferença. Se combinar a drenagem com outros tratamentos, logo você terá um resultado muito superior ao que teria se fosse apenas o procedimento sozinho”, explicou o doutor.

Por isso, as técnicas de Terapia Neural entram como um complemento dos protocolos da Saúde Estética, inclusive para emagrecimento. Segundo o doutor, no que tange a perda de peso, os profissionais estetas têm um campo vasto dentro dessa abordagem. 

Nesses tratamentos, é possível aplicar a Terapia Neural procurando o equilíbrio emocional e entendendo como o paciente se comporta em relação à alimentação e como são os seus hábitos. 

“As emoções, muitas vezes, geram ansiedade, vontade de  comer. Isso porque a comida libera fatores positivos, como relaxamento. […] A gente consegue trabalhar a auto regulação e equilíbrio do corpo, com a Terapia Neural, evitando a fome fora de hora, a compulsão”, explicou o Dr. Joel.

Combinando tratamentos da Saúde Estética com técnicas da Terapia Neural, além de uma abordagem integrativa, que irá potencializar a eficácia dos procedimentos, você poderá aumentar os lucros do seu consultório ou clínica. 

Vantagens de combinar a Terapia Neural aos tratamentos estéticos

Assim como os pacientes terão melhores resultados, os profissionais da Saúde Estética também têm benefícios ao combinar seus protocolos com os da Saúde Integrativa. Podemos destacar dois deles:

  • aumento do faturamento: você poderá aumentar o ticket médio, por combinar os tratamentos estéticos com as técnicas de terapia neural, além também de poder elevar o preço do seu serviço, pela qualidade que entregará.
  • destaque no mercado estético: profissionais de Saúde Estética que se especializam na área da Saúde Integrativa poderá ter um destaque no mercado, principalmente se for especialista em Terapia Neural, isso porque a tendência na área estética é a busca por profissionais integrativos, que irão tratar os pacientes como um todo.  

De acordo com o Dr. Joel Alves, é essa abordagem que diferencia e valoriza o profissional da Saúde Estética. “A medicina hoje é dividida em áreas, mas o corpo é um só. E o tratamento deve ser feito dessa forma. Por isso, quem enxerga o paciente dessa forma, tem destaque no mercado.”

Como se especializar em Terapia Neural 

A Terapia Neural é uma área nova em ascensão, principalmente na Saúde Estética. Por isso, são poucas as instituições de ensino que oferecem cursos ou pós-graduações. 

Mas, têm cursos de especialização no mercado, como MasterClass online sobre Terapia Neural, que ensina as principais técnicas e aplicações dessa área. Caso você tenha interesse em se especializar em Terapia Neural, o ideal é procurar uma IES de qualidade, credenciada pelo MEC e que seja conceituada na área da Saúde Estética e Integrativa. 

E aí, gostou de conhecer a Terapia Neural? Você é profissional da Saúde Estética e já trabalha com alguma terapia alternativa para potencializar os seus tratamentos? Conte aqui nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Enfermagem Estética.